O que é um Hub de Integração e por que é fundamental para quem vende em marketplaces?

o que é um hub de integração

Os marketplaces são uma tendência, além dos grandes players de mercado, shoppings virtuais que vendem de tudo um pouco, os marketplaces de nichos estão em forte tendência no mercado, sendo uma excelente oportunidade para pequenos empreendedores. Entretanto, para quem deseja vender em diversas plataformas, é fundamental contar com ferramentas para automatizar a gestão do seu negócio e alavancar as suas vendas. E é exatamente essa a definição do que é um Hub de Integração.

O que é um Hub de Integração?

Imagine o seguinte cenário: você é um lojista com 100 produtos que decidiu surfar na onda das vendas multicanal e oferecer seus produtos em marketplaces, mas você precisa cadastrar esses produtos, atualizar preços, gerenciar estoque, controlar as vendas, administrar os pedidos em cada marketplace que você escolheu, etc. Quanto tempo você vai levar nesse processo operacional se tiver que fazer tudo manualmente, um a um? 

O integrador de marketplaces gerencia todo esse trabalho de forma automatizada, tira das costas do empreendedor processos operacionais que demandam tempo, para que ele se concentre no que realmente importa, nas estratégias para alavancar as suas vendas e crescer exponencialmente.

Com o Hub de Integração, o lojista consegue controlar sua operação de vendas em uma única plataforma, integrando diversos marketplaces a um único sistema. Você escolhe quais produtos vão para qual marketplace, atualiza o estoque automaticamente, ou seja, ao vender no marketplace X, a quantidade de itens disponíveis nos demais canais também é reduzida, evitando assim ruptura de estoques, os pedidos também são administrados automaticamente, é possível criar campanhas específicas para cada canal, além de administrar relatórios para saber quais produtos têm mais saída e em qual plataforma ele vende mais.

Leia mais: Como o Hub de Integração ajuda na importação de produtos para marketplaces

hub de integração para marketplace

Mas e o ERP, não faz esse trabalho?

O HUB de integração é apenas uma das ferramentas fundamentais para a gestão de negócios no e-commerce. O ERP (Enterprise Resource Planning) é outro sistema indicado para quem trabalha com vendas. Um complementa o trabalho do outro e você pode saber mais no artigo Diferenças entre HUB e ERP – fundamental para quem vende online”.

A principal diferença entre o HUB e o ERP é que o primeiro faz o gerenciamento das suas vendas e produtos, o segundo cuida da gestão do seu negócio, como emissão de notas fiscais, controle de contas a pagar e receber, dados dos clientes, entre outros. 

Para quem vende em um único canal, seja loja física ou virtual, um ERP atende com excelência os processos operacionais do seu negócio, agora se a intenção é partir para o Omnichannel, unir as funcionalidades de um HUB de integração com o ERP é primordial para otimizar e controlar todo o fluxo de vendas da sua empresa.

Leia mais: Os ERPs mais usados no varejo brasileiro

Como escolher o melhor HUB de integração

Não existe melhor ou pior Hub de Integração, existe o que mais se adequa ao seu negócio. Entretanto, ao escolher um Hub integrador de marketplaces a primeira coisa que você deve avaliar é se a plataforma suporta o ERP que você escolheu para seu negócio.

Além disso, os custos de um HUB de integração também variam. Há plataformas que cobram uma taxa mensal, outras um percentual sobre as vendas ou sobre o volume de produtos que foram vendidos, e isso deve ser levado em consideração, pois o valor final pode variar muito e impactar no custo do seu produto e no faturamento. Então, estude o momento que sua empresa está para escolher a melhor opção para seu negócio.

Hub2Go – sem mensalidades e sem taxas 

Esse é um dos principais diferenciais do Hub2Go! Vinculado ao MarketplaceClub, a maior plataforma de marketplaces de nichos do Brasil, os lojistas que vendem no nosso ecossistema de dezenas de marketplaces não pagam qualquer taxa ou mensalidade para usufruir das funcionalidades do nosso Hub de Integração, ou seja, pagam apenas a comissão sobre as vendas para o marketplace.

Além disso, o Hub2Go é integrado aos melhores ERPs do mercado. Com ele você pode ampliar os seus canais de vendas, escolhendo os marketplaces de nicho mais adequados para cada tipo de produto que você vende, alavancando o seu faturamento com a divulgação estratégica para aquele público que está em busca de itens de uma determinada categoria.

E, de quebra, você ainda pode se tornar um seller de marketplaces menores, o conhecido Meumarketplace.Club, onde empreendedores que desejam ter seu próprio marketplace podem escolher os produtos da sua loja para serem vendidos em suas próprias plataformas.  ou seja, sua marca disponível em centenas de canais de vendas, onde seu custo será apenas a comissão, e seu trabalho, emitir a nota fiscal e enviar o produto.

Nosso Hub de integração, é uma plataforma de alta tecnologia desenvolvida pensando no pequeno e médio empreendedor. Ele surgiu para democratizar as vendas dos marketplaces.

E aí? Gostou?

Entre em contato conosco para saber mais sobre como se tornar um seller de um mercado que está cada vez mais em ascensão no mundo, os marketplaces de nicho.

Leia mais: Já pensou em ter um marketplace e faturar muito no comércio online?

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.