Sistema de Gestão para e-commerce atende a necessidade da sua empresa?

sistema de gestão para e-commerce

Administrar um negócio não é uma tarefa fácil, é o sonho de muitas pessoas, mas sua realização demanda esforço, determinação, dedicação e domínio de técnicas na obtenção e análise das informações geradas, isto independente do tipo de negócio que estamos abordando. Sistema de Gestão para e-commerce é uma ferramenta que trabalha em nosso favor para obter e processar estas informações, mas existem algumas dúvidas: Os gestores possuem as informações corretas para dar continuidade e prosperar o negócio? Estamos trabalhando com a melhor ferramenta de coleta de dados de acordo com o nosso negócio?

Estamos no início de dezembro de 2021, enfrentando uma pandemia há mais vinte (20) meses, sendo necessário conciliar informações sobre qual a melhor forma de executar nosso trabalho quase que diariamente, pois as informações sobre a forma de trabalho são modificadas ao sabor do vento pelos governantes, não estamos discutindo ou analisando ideologias, e sim os fatos, e dificilmente temos certeza se estamos seguindo corretamente as regras sanitárias divulgadas e podemos sofrer suas penalizações, mas a vida continua inclusive a vida econômica também.

Falando sobre vida econômica, como falamos no artigo Sistemas de Gestão para pequenos empreendedores, os pequenos negócios se tornaram a única opção para a sobrevivência de muitas pessoas, e, por exemplo, podemos observar que um mercado que tem obtido resultados maravilhosos é o segmento de duas rodas (motocicletas), e qual a explicação deste fato? Ser opção de investimento de bem ativo barato, se comparado com caminhão ou carro, uso múltiplo para laser e trabalho, e inserção no segmento de logística, fazer entregas realizadas por e-commerce.

sistema de gestão para e-commerce

Mas o e-commerce somente obtém bons resultados devido à pandemia?

Temos uma noção errada do que vem a ser o e-commerce, pois esta atividade está intrinsecamente ligada ao processo que se iniciou no início dos anos de 1990, que foi a globalização, isto porque os mercados comprador/vendedor necessitam de comunicação integrada e rápida, demandando melhoria em toda a cadeia que o abastece, informática, logística, financeiro, etc.

Quando falamos há algum tempo que estamos vivenciando a “Era da Informação”, devemos imaginar que todas as ações estão integradas, se quisermos ter notícias, pegamos nosso smartphone e temos informação online, e em negócios é a mesma situação, temos que ter as informações precisas e rápidas, e para isso necessitamos de Sistema de Gestão, mas este processo não é genérico, existem ferramentas específicas para cada tipo de negócio, inclusive para a prática de e-commerce.

Leia mais: O que consiste um sistema de gestão para empresas, independente de seu tamanho ou faturamento

Sistema de gestão para e-commerce – respeite as particularidades do seu negócio

Gosto de fazer analogia, para assuntos complexos fica mais fácil o entendimento, e este assunto é muito complexo, assim teremos muitos artigos para discorrer sobre o tema.

Até há dois anos não tínhamos a mínima idéia que uma vacina poderia ser desenvolvida em um ovo, mas hoje discutimos qual tipo de vacina tomar devido à tecnologia empregada no seu desenvolvimento, isto graças à vasta informação sobre o assunto apresentada à população. Sistema de Gestão para e-commerce é igual, existem vários disponíveis no mercado, como podemos indicar os mais comuns:

  • Praticado no comércio internacional e entre empresas, denominado B2B;
  • Praticado no mercado local, com comercialização realizada exclusivamente por site, denominada B2C;
  • Praticado sejam nos mercados locais ou internacional e administrado por um especialista, que são os marketplaces, onde inclusive podem atuar sendo B2B ou B2C.

Para executar cada uma destas tarefas, existem processos administrativos e processos operacionais, que devem ser exclusivos, existindo particularidades na integração de seus dados, sejam eles comerciais ou financeiros ou operacionais. Então chegamos à conclusão que devemos ter cuidado na escolha do sistema de gestão para e-commerce em nosso negócio, pois é específico por tipo de negócio, principalmente no destino da informação (interna ou externa para cliente ou fornecedor), isto sem analisarmos os processos operacionais necessários à execução das atividades e a inclusão destas informações no sistema de gestão, dependendo neste momento da capacitação humana da equipe.

Qual o melhor Sistema de Gestão para e-commerce pensando no meu negócio?

A escolha do sistema de gestão para e-commerce tem de ser analisada para atender pelo menos às seguintes especificações:

  • Qual o tipo de segmento você atua (comércio, serviço ou indústria)?
  • Quais as práticas comerciais que você realiza?
  • Qual o modelo financeiro que você pratica?
  • Como é o seu controle de processo administrativo e operacional?
  • Como é o treinamento operacional de sua equipe de trabalho?

Como podemos verificar a possibilidade de escolha e uso de um sistema de gestão para e-commerce que não atende nossas necessidades prioritárias é enorme, e a prática de contratar pessoas ou corporações que atendem este mercado para auxílio no uso correto das ferramentas que você possui deve ser recorrente para as empresas, pois não se trata de despesa, e sim investimento, e a conseqüência de uso parcial ou indevido proporciona no mínimo perda de eficiência operacional e isto significa prejuízo financeiro, que pode ser maior que o investimento comentado.

Nossa próxima reflexão será um balanço da prática do e-commerce, será que as informações que recebemos atendem nossas necessidades?

Até breve.

Gerson Saraiva consultor de sistemas de gestão para empresas

Autor: Gerson Saraiva

Engenheiro Mecânico de Produção (Mackenzie)

Especialista em Administração Industrial (Fundação Vanzolini – USP)

MBA em Comércio Exterior (FMU)

Linkedin:https://www.linkedin.com/in/gerson-saraiva-9a865b29/

There are no comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.